14.09.09

Câncer de mama é o câncer do tecido da mama. Mundialmente, é a forma mais comum de câncer em mulheres. É a segunda maior causa fatal de câncer em mulheres (depois do câncer de pulmão), e o número de casos vem crescendo significativamente desde 1970, um fenômeno parcialmente culpado pelo estilo de vida moderno do mundo ocidental. Uma vez que o peito é composto por tecidos idênticos em homens e mulheres, o câncer da mama também ocorre em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total de diagnósticos.
O câncer, assim como em outras doenças, não dói. Por essa razão é importante que se faça o auto-exame da mama. Ou seja, toque-se. Toda mulher a partir dos 30, 35 anos deve fazer o auto-exame, sempre que possível, por que quanto mais cedo à descoberta dele, maior é a chance de cura! O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas:

  •                      Aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama ou embaixo do braço;

  •                      Mudança no tamanho ou no formato da mama;

  •                      Alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da auréola;

  •                      Secreção contínua por um dos ductos;

  •                      Retração da pele da mama ou do mamilo;

  •                                           Inchaço significativo ou distorção da pele e ou mucosas.

Pena que exista tantas mulheres que tem o receio com o câncer, é claro que deve ser horrível, quando é necessário extrair um pedaço, nem que seja mínimo, do seu seio. Mas mulheres, voltando pra realidade, o que importa mesmo, é a saúde!
Por isso o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) trouxe ao Brasil, depois de uma parceria com o Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA, do inglês), em
1995, a campanha Fashion Targets Breast Cancer, criada em 1994 para alertar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O Câncer de Mama no Alvo da Moda vem há 14 anos quebrando tabus, superando barreiras e mostrando que o câncer de mama pode ser vencido. A Campanha trouxe um ar renovador sobre o tema. Incansavelmente apoiada por empresas, artistas, celebridades, imprensa e população em geral, ela se tornou um ícone de esperança, levando informação e estabelecendo uma nova postura das mulheres frente ao câncer, ou melhor, à vida.

 

publicado por luizxv às 19:34

mais sobre mim
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

15

22
25

27
30


arquivos
2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2009:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


pesquisar
 
blogs SAPO